segunda-feira, 19 de março de 2012

GINCANA ECOLÓGICA

Nossos sinceros agradecimentos ao Professor Heraldo Cesar Negreiros por ter estado à frente desse projeto.
Nossa escola não foi a vencedora, mas participou com afinco e dedicação!
Agradecemos também aos queridos alunos que se empenharam para que nossa escola pudesse mostrar que também educamos alunos para serem VOLUNTÁRIOS AMBIENTAIS EM DEFESA DA VIDA DO PLANETA.

Opções de leitura sugeridas pelo Diretor Lourenço Carline


Romance/Ficção


Resumo
Resumo do livro 1984 de George Orwell
No mais famoso romance de George Orwellometia crimidéia (crime de idéia em novilíngua) e fatalmente seria c, a história se passa no "futuro" ano de 1984 na Inglaterra, ou Pista de Pouso Número 1, parte integrante do megabloco da Oceania.
É comum a confusão dos leitores com o continente homônimo real. O megabloco imaginado por Orwell tem este nome por ser uma congregração de países de todos os oceanos. A união da Alca (Área de Livre Comércio das Américas), Reino Unido, Sul da África e Austrália não parece estar tão distante da realidade.
E a transformação da realidade é o tema principal de 1984. Disfarçada de democracia, a Oceania vive um totalitarismo desde que o IngSoc (o Partido) chegou ao poder sob a batuta do onipresente Grande Irmão (Big Brother).
Narrado em terceira pessoa, o livro conta a história de Winston Smith, membro do partido externo, funcionário do Ministério da Verdade. A função de Winston é reescrever e alterar dados de acordo com o interesse do Partido. Nada muito diferente de um jornalista ou um historiador. Winston questiona a opressão que o Partido exercia nos cidadãos. Se alguém pensasse diferente, cometia crimidéia (crime de idéia em novilíngua) e fatalmente seria capturado pela Polícia do Pensamento e era vaporizado. Desaparecia.





Ficção


Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley

RESUMO
O cientificamente possível é eticamente viável? O Admirável Mundo Novo, escrito por Aldous Huxley em 1931 é uma “fábula” futurista relatando uma sociedade completamente organizada, sob um sistema científico de castas. Não haveria vontade livre, abolida pelo condicionamento; a servidão seria aceitável devido a doses regulares de felicidade química e ortodoxias e ideologias seriam ministradas em cursos durante o sono. Olhando o presente, podemos imaginar um futuro semelhante em termos de avanços tecnológicos. Será ele de excessiva falta de ordem, da ordem em excesso preconizada por Huxley ou já vivenciamos o pesadelo virtual de Matrix, a fábula cinematográfica atual ?